TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE PISO VINÍLICO

Seja na construção ou na reforma, escolher um piso sempre é uma decisão que requer muita atenção. Se você quer um piso bonito, resistente, de fácil manutenção, que não faça barulho ao andar e que ofereça um conforto térmico, o piso vinílico é o ideal para a sua casa!

O vinílico é considerado uma escolha segura, pois oferece um leque de benefícios imbatível. Além da praticidade e maior variedade de cores e texturas, o vinílico proporciona conforto térmico quando comparado aos pisos frios como a cerâmica e porcelanato.

Já no conforto acústico ele se destaca perante a quase todos os outros pisos, principalmente ao piso laminado e madeiras que são conhecidos pelo desconfortável barulho do “toc-toc” dos passos, se você mora em apartamentos, isso é um incômodo ainda maior.

Vantagens do Piso Vinílico:

  • Confortável – Conta com diversas texturas que irão atender da melhor forma o ambiente a ser instalado.
  • Sensação térmica – Oferece um conforto térmico, principalmente no inverno.
  • Resistência a impactos – Por não ser um material rígido, não há o risco de trinca ou quebra da peça.
  • Nível de ruído – Sua composição fornece um isolamento acústico.
  • Variedade de modelos – Diversas opções de cores e texturas.
  • Instalação limpa – Instalação rápida e livre de resíduos.

Os pisos vinílicos são feitos de PVC, cargas minerais, plastificantes, pigmentos e aditivos. E podem ter diversas texturas.

 

Os contrapisos sobre os quais podem ser instalados os pisos vinílicos são:

  • Cimento desempenado ou laje de concreto;
  • Mármores e granitos, desde que estejam bem aderidos e nivelados;
  • Cerâmicas e porcelanatos com juntas de até 5mm;

Os contrapisos que não podem receber pisos vinílicos são:

  • Qualquer contrapiso em área externa;
  • Cimento queimado;
  • Cerâmicas e porcelanatos desnivelados, com placas soltas e juntas maiores que 5mm;
  • Ardósia e pedras diversas;
  • Mezanino que não seja de placa cimentícia travada ou laje de concreto;
  • Qualquer contrapiso em cozinhas industriais;
  • Qualquer tipo de piso de madeira, seja tacos, tábuas ou laminados.

Posso lavar o piso vinílico?

Alguns pisos vinílicos podem ser lavados e apresentam mais resistência à água. Porém, não é recomendado que eles sejam instalados em áreas constantemente molhadas, como o box do banheiro e decks de piscinas.

Quando for realizar a limpeza do piso, use o mínimo possível de água. De forma geral, a durabilidade do piso de vinílico pode variar de acordo com os cuidados que você tem com o material. Para garantir uma maior resistência e prolongar a vida útil do piso, é preciso seguir as orientações do fabricante quanto a limpeza e manutenção.

Para os pisos residenciais, a limpeza deve ser feita com vassoura ou aspirador de pó e um pano úmido. Quanto aos produtos de limpeza, o recomendado é utilizar apenas detergente neutro ou produtos específicos para pisos de vinílicos.

Posso colocar piso vinílico na cozinha?

A cozinha é um ambiente que costuma ter bastante fluxo de pessoas, e que está em constante contato com a umidade. Assim, a necessidade de ter um piso prático e ao mesmo tempo resistente é grande.

Os pisos vinílicos para cozinha são ótimas opções devido a facilidade na limpeza. Essa praticidade se dá pelo fato de que os vinílicos não possuem os rejuntes típicos das cerâmicas e porcelanatos que acumulam gordura e sujeira e podem vir a encardir.

Do amadeirado ao cimentício, opções de cores e texturas não faltarão para o projeto da sua cozinha.

Sistema click

Com sistema de encaixe fácil, os pisos clicados não precisam ser colados no contrapiso. Eles são encaixados e não requerem cola ou adesivo na instalação. Como podemos ver neste vídeo de um dos nossos fornecedores:

Sistema com cola

O piso vinílico colado é recomendado para ambientes onde as superfícies são completamente niveladas e, para ser instalados, necessitam que sejam usadas colas ou argamassas conforme demonstrado no vídeo:

Os pisos vinílicos são modernos e permitem ousar no design e decoração. Com certeza você ficará muito satisfeito em optar por esse material na sua casa! Agora que você já conhece o piso vinílico, não deixe de vir a Assispiso. Aqui você encontra a maior variedade e melhores preços da região.