TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE PORCELANATO

O que é o porcelanato?

O porcelanato é uma excelente opção para revestir residências e comércios, por apresentar grandes formatos e diversas faces e acabamentos, além de sua qualidade e durabilidade. Sendo assim o preferido por arquitetos e designers de interior.

Apesar de estar a vários anos no mercado nacional, ainda há muitas pessoas que não sabem o que é o porcelanato, por isso vamos tentar esclarecer tudo sobre esse material que há cada dia vem sendo mais presente nas obras.

O porcelanato é fabricado a partir do processo via úmida, que consiste na mistura de sete matérias primas juntamente com a água, quanto no processo de queima, atinge temperaturas muito superiores em relação a queima da cerâmica, que torna o porcelanato um piso mais impermeável e resistente a esforços mecânicos, sendo necessário uma força de até 150 kg para romper sua peça. Para ser classificado como porcelanato o revestimento necessita ter uma taxa de absorção de água menor que 0.5%, tornando-o mais durável e resistente em comparação com a cerâmica. Mas vale lembrar que os dois dependem da utilização de boas argamassas e rejuntes, além da contratação de um profissional qualificado, para um bom assentamento das peças.

Quais os tipos de acabamento do porcelanato?

Antes de explicarmos os tipos de acabamento do porcelanato, vamos deixar claro a questão do famoso termo “retificado”. Retificado é o nome dado, após ser realizado o processo de retífica na peça do porcelanato, que consiste em deixar as suas extremidades com as bordas retas, que além de proporcionar uma uniformidade no tamanho das peças, possibilita ser utilizado uma junta de espaçamento entre as peças mais estreita, geralmente 2mm (milímetros), mas existem produtos que possibilitam até 1mm de espaçamento. Deixando-o com um acabamento incrível! E o mais discreto possível a separação entre as peças.

Antes de apresentarmos as divisões de acabamentos mais comuns de porcelanato, vamos entender a divisão que existe na produção do porcelanato. O porcelanato inicialmente é produzido de duas formas:

O porcelanato técnico ou massa única, é o produto constituído basicamente por uma única massa moída, prensada e queimada em condições especiais e com um processo de polimento similar ao utilizado para polir pedras naturais. O acabamento da superfície do produto será similar a aparência da sua massa.

Já o porcelanato esmaltado, como o próprio nome sugere, recebe no seu processo de fabricação um esmalte, conforme o efeito e textura desejada. Esse processo dá a possibilidade de ser produzido um produto buscando atender o gosto do cliente. O processo de esmaltação ainda garante uma proteção maior a massa do porcelanato.

Dentro dessa divisão inicial dos porcelanatos, podemos listar agora os mais conhecidos no mercado, que são eles:

Porcelanato Acetinado: O porcelanato acetinado ao final do seu processo de fabricação recebe um padrão de estampa qualquer, a sua principal característica é ter um acabamento sem brilho, com uma textura agradável. A ausência de brilho gera um produto pouco escorregadio, e também deixa o ambiente mais aconchegante, sendo um dos preferidos atualmente pelos arquitetos e designers de interiores. Pode ser utilizado em todos ambientes internos residências, ambientes externos cobertos, e em ambientes comerciais.

Porcelanato Esmaltado: Vimos acima, que o porcelanato esmaltado é o porcelanato que recebe uma camada de esmalte e que possibilita inúmeras estampas para o produto. Mas comumente quando você for realizar uma pesquisa na internet, ou até mesmo ir em algum comércio do segmento, você irá encontrar produtos com estampas variadas e com brilho na sua superfície, um brilho suave característico da esmaltação. O fabricante irá classificar esse produto para sua indicação de uso, mas na grande maioria eles podem ser usados em todos os ambientes internos da residência e ambientes comerciais de tráfego moderado.

Porcelanato Polido: Esses revestimentos recebem esse nome pois em sua produção, ele passa por um processo de polimento, que gera uma superfície lisa e um brilho muito intenso, quase que uma superfície espelhada, e essa é uma das suas principais características. Por ter uma superfície mais lisa, ele é mais indicado para áreas secas e internas, como quartos, salas, corredores e cozinhas.

Como fazer a manutenção e cuidar do porcelanato?

Os porcelanatos não exigem nenhum procedimento diferenciado na sua limpeza, os procedimentos adotados na sua limpeza consistem apenas de água e detergente neutro na maioria das vezes. Essa limpeza com produtos básicos irá garantir que você não afetará a superfície do seu porcelanato, com isso aumentando sua durabilidade.

Outros cuidados para manter o seu porcelanato em perfeito estado são:

  • Proteger os pés dos móveis com feltros, essa é uma forma de evitar riscos no porcelanato;
  • Utilizar capachos nas portas para a limpeza dos pés. Muitas vezes a sola dos calçados acabam trazendo algum tipo de sujeira abrasiva para dentro da sua casa, ocasionando riscos no seu porcelanato;
  • Ter algum tipo de revestimento cerâmico na sua área externa, isso contribui para que as sujeiras externas não entrem na sua casa.