QUAL ARGAMASSA UTILIZAR?

O QUE É ARGAMASSA?

As argamassas são utilizadas em várias etapas ao longo da obra. E existem diversos tipos! Podendo ser para impermeabilização, regularização, união de materiais e entre outros tipos, mas iremos falar especificamente da argamassa colante. A argamassa colante é responsável por colar no chão ou nas paredes os revestimentos, podendo ser eles: Cerâmica, porcelanatos, pastilhas, mármores entre outros.

Todas as argamassas são obtidas através da mistura do cimento, areia, cal ou aditivo e água. Porém, para cada aplicação existe uma proporção certa destes ingredientes. A argamassa colante industrializada é prática, segura, e passa por um processo de fabricação rigoroso que mantém um padrão de qualidade linear e, por isso, muito superior à argamassa preparada na obra. Para cada local de uso, existe um tipo certo de argamassa.

ACI – Argamassa com características de resistência às solicitações mecânicas típicas de cerâmica em área interna e térreo, podendo ser secos ou molháveis, como cozinha e banheiros, com exceção daquelas aplicadas em áreas especiais, como saunas, churrasqueiras, estufas e outras.

ACII – É indicada para uso em ambientes externos. Possui propriedades que diminuem a interferência de temperatura e umidade, típicas do trabalho ao ar livre, podendo ser utilizada em ambiente interno, externo, fachadas, piscinas de água fria, lajes entre outros.

ACIII – É uma argamassa com maior poder de aderência e resistência superior a altas tensões, ideal para ser utilizada no assentamento de porcelanatos e revestimentos cerâmicos em ambientes mais agressivos, como piscinas de água quente, saunas, churrasqueiras, fachadas altas e similares.

 

ARGAMASSA PISO SOBRE PISO

Já pensou se você pudesse trocar os revestimentos da casa sem ter que tirar os antigos, sofrer com a sujeira e o entulho gerado e todo o transtorno do quebra quebra. Graças à argamassa piso sobre piso isso é possível!

A argamassa piso sobre piso possibilita ao cliente ter uma reforma simples, com a “obra limpa”, além de reduzir a geração de entulho, pois não será feita a retirada do revestimento antigo. Alguns modelos de argamassa possibilitam tráfego de pessoas até 12 horas a sua aplicação. Transformando assim totalmente o visual da sua casa em menos de um dia!

No assentamento de revestimentos sobrepostos, o uso de uma argamassa pode ser de utilização interna ou externa e com a opção de secagem rápida. Apesar de prático, a aplicação de pisos sobre pisos exige cuidados especiais e fases criteriosamente obedecidas.

  • Verificar se o revestimento existente está bem aderido ao contrapiso, em caso de peças soltas, retirá-las;
  • Limpar bem a superfície existente, eliminando todos os resíduos existentes, pode ser aplicado um ácido sobre o piso existente para uma melhor limpeza;
  • Reparar os defeitos existentes, em caso de peças trincadas, retirá-las e em caso de buracos preencher com concreto e nivelar;
  • Preparar a argamassa e deixa-la homogênea para a aplicação seguindo a recomendação de diluição do fabricante. A argamassa deve ser aplicada no sistema dupla camada que consiste na aplicação de argamassa na base antiga e no verso do revestimento novo;
  • Após o tempo de cura da argamassa indicado pelo fabricante, rejuntar normalmente.