REJUNTE: SAIBA TUDO SOBRE ESSA FASE DO ACABAMENTO

O que é rejunte?

Os rejuntes são utilizados para preencher as juntas que ficam entre as peças após o seu assentamento. As juntas entre as peças são necessárias e tem uma função muito importante, que é a de absorver as tensões causadas por variações de temperaturas (frio, calor, umidade, vento). Além disso, as juntas ajudam na correção da variação entre as medidas das peças e o rejunte ajuda no processo de impermeabilização. É por isso que o rejunte é um item tão importante para a sua obra

Apesar de ter várias funções para a qualidade da sua obra, os rejuntes também proporcionam outra característica muito boa, que são as várias cores que podem combinar com um visual geral ou criando um ponto de atenção para os revestimentos, que a cada dia são mais bonitos e sofisticados.

Qual a cor de rejunte escolher?

A atenção com a escolha do rejunte é muito importante para garantir a harmonização do ambiente. Um detalhe que parece simples, mas que faz toda diferença no resultado final.

Seja qual for a cor do revestimento, sempre há uma combinação de rejuntes que atenda ao seu gosto. Ao trocar apenas a cor do rejunte, já́ é possível perceber uma grande diferença no ambiente.

 

  • Cores contrastantes: As cores contrastantes criam um traço marcante, definido, salientando bem as peças cerâmicas pelo contraste com o rejunte.

 

 

  • Cores neutras: As cores neutras proporcionam harmonia ao ambiente, de forma natural, sem a marcação forte das linhas rejuntadas.

  • Cores entonadas: As cores entonadas fazem com que o rejunte e cerâmica formem um conjunto visual único, sem as interrupções dos traços das juntas.

 

Tipos de rejunte.

 

Existem basicamente três tipos de rejunte que encontramos no mercado, cada qual para a sua finalidade e tipo de material a ser utilizado, fazendo um adendo para o rejunte cimentício, pois nesse caso há o rejunte cimentício para porcelanato e para cerâmica (flexível).

 

  • Rejunte cimentício: Sua composição é cimento, mais agregados minerais, pigmentos (cor), aditivos e polímeros. O rejunte cimentício pode ser usado em todas as áreas da residência. Porém, para determinados ambientes, esse tipo de rejunte terá uma manutenção mais frequente, como em banheiros e outras áreas molhadas.

 

  • Rejunte Acrílico: O rejunte acrílico é composto por resina acrílica, cimento, agregados minerais, pigmentos, aditivos e polímeros. Ele também tem característica de impermeabilizante, com acabamento liso, e ação bactericida. O rejunte acrílico é encontrado no mercado em pó, ou em um mistura já pronta, dispensando a mistura com água, garantindo um padrão de qualidade mais linear.

 

  • Rejunte Epóxi: O rejunte epóxi contem dois componentes pré-dosados que se misturam entre si. Um dos componentes é a resina epóxi e o outro é o endurecedor com cargas minerais. Tem textura com acabamento extra liso, é fácil de limpar, tem excepcional aderência e alta resistência mecânica e química. Utilizada para assentamento e rejunte.

 

Cálculo de rejunte.

Para calcular corretamente o consumo de um rejunte, deve-se, inicialmente saber:

  • O tamanho do revestimento a ser rejuntado
  • A largura e espessura da junta de assentamento

 

 

*Unidade de medida para o cálculo-milímetros (mm)

*CR= Coeficiente de Rejuntamento (Varia de acordo com o tipo de rejunte).

Epóxi = 1.58

Acrílico = 1.70

Cimentício = 1.75

 

Como rejuntar.

  • Um bom rejunte deve ter uma textura lisinha, ser fácil de limpar e não deve formar bolor. Para a aplicação, as juntas de assentamento devem estar limpas. Áreas externas devem ser protegidas com uma lona para impedir a incidência direta do sol e da chuva.
  • Juntas com até 3 mm de largura devem ser umedecidas antes da aplicação do rejunte. Em dias com temperatura acima de 30 °C e/ou com vento, molhe o produto aplicado 60 minutos após a aplicação.
  • Prepare o material em um recipiente limpo e sem vazamento de líquidos. Adicione água nas proporções indicadas na embalagem de cada produto. Ele deverá ter uma consistência pastosa e ser utilizado no prazo máximo de 2h30.
  • Aplique o rejunte com uma desempenadeira de borracha para evitar atrito com a superfície das peças. Pressione o rejunte para dentro das juntas, preenchendo-as completamente.
  • Espere, no mínimo, 15 minutos e, no máximo, 40 minutos, antes de iniciar o acabamento. Dentro desse prazo, passe levemente sobre as juntas ainda úmidas uma esponja macia e umedecida com água limpa.
  • A limpeza dos resíduos de rejunte deve ser feita antes da secagem. Nunca use produtos à base de ácido muriático para a limpeza.

Agora que você já sabe tudo sobre rejunte, não deixe de vir a Assispiso, aqui você encontra as melhores marcas do mercado e terá o auxílio dos nossos vendedores para escolher a melhor opção.