Revestimento para Cozinha: 3 dicas para escolher o seu!

Pequenas mudanças nas paredes e pisos da cozinha garantem um efeito mais contemporâneo ao cômodo, deixando-o com um visual completamente diferente. Em pouco tempo e sem gastar muito, o espaço preferido de mestres-cucas pode ganhar um ar renovado.

Antes de tudo, os revestimentos escolhidos precisam ser resistentes e funcionais, já que essa é uma área de circulação intensa e também porque requer uma enorme praticidade de limpeza.

1. Dê preferência aos revestimentos cerâmicos

As opções de revestimento para cozinha são muitas, indo desde os clássicos azulejos em cerâmica e porcelanato, passando pelas pastilhas de vidro, até materiais menos usuais, como madeira, pedra ou cimento queimado.

Entre os arquitetos, é unanimidade a recomendação das cerâmicas para revestir essa área da casa, podendo ser colocadas em toda a extensão da cozinha — piso e paredes — ou apenas nas áreas mais críticas, como atrás do fogão e da bancada da pia.

Assim, você não precisará se preocupar com respingos de gordura ou água, já que a facilidade de limpeza é um dos pontos fortes das cerâmicas. Abaixo, listamos as grandes vantagens desse material:

Durabilidade

Desde que você compre a cerâmica em lojas reconhecidas e conte com mão de obra especializada na instalação, a vida útil do revestimento será enorme. Para você ter uma ideia, os revestimentos cerâmicos chegam a durar de 25 a 50 anos nos pisos e mais de 50 anos nas paredes, tudo isso sem rachar, desbotar ou manchar.

2. Combine os revestimentos da parede e do piso

Não necessariamente eles precisam ser iguais, até para não correr o risco de deixar o ambiente monótono. Mas, sem dúvidas, os revestimentos escolhidos para o piso e para a parede devem dialogar entre si, criando uma atmosfera harmoniosa para sua cozinha.

Como dissemos, não basta se preocupar apenas com a funcionalidade do ambiente, pois a estética também é essencial para que sua cozinha seja um local aconchegante, confortável e em harmonia com o estilo de decoração predominante em toda a casa.

Para garantir esse feito, procure comprar os revestimentos de piso e parede sempre com o mesmo fabricante, pois você encontrará linhas específicas para respeitar a unidade visual dos cômodos com muita beleza e requinte.

 

3. Considere o estilo de décor do ambiente

Mesmo que a gente nem se dê conta, qualquer projeto de design de interiores segue uma temática previamente definida.

Estabelecer um conceito de decoração é fundamental para favorecer a identidade e a unidade visual do seu projeto. E com a cozinha não poderia ser diferente.

Revestimentos, mobiliário, eletrodomésticos e demais objetos decorativos devem seguir a mesma linha conceitual para garantir esse efeito. Além disso, todos os elementos devem estar relacionados também ao conceito de décor que predomina no restante da residência.

Pronto! Agora que você já conheceu as principais dicas sobre revestimento para cozinha, chegou a melhor parte: ir às compras e escolher seus modelos preferidos.