Diferença Entre Piso Cerâmico E Porcelanato. Qual Escolher?

O porcelanato é usado em projetos de designers e arquitetos e oferece aos ambientes uma aparência mais refinada e elegante, mas também devido à sua praticidade de manutenção e limpeza. Além disso, o porcelanato é um piso bastante versátil.

No radar de profissionais da construção civil, arquitetura e design de interiores, pode-se apresentar como boa opção de piso para toda casa tanto em ambiente interno quanto em ambiente externo, porém é preciso atenção para não confundir o material com a cerâmica. Apesar de visualmente ser parecido, há outras características que distanciam os dois materiais, tão presentes na construção e reformas de imóveis.

Mas você sabe qual a diferença entre porcelanato e cerâmica?

É grande a variedade de cores e tamanhos de ambos os tipos. Existem opções para todos os gostos! Falando em termos de sofisticação, o porcelanato costuma ganhar a preferência. Ele é mais homogêneo do que o piso cerâmico e, na versão polida, o seu brilho é imbatível. Entretanto, com a tendência da decoração apontar na direção para os acabamentos foscos conhecidos como acetinados e com menos brilho, os pisos cerâmicos voltaram a disputar em “pé de igualdade”.

Dentre as diferenças, a principal entre o piso cerâmico e o porcelanato está no tipo de material usado no processo de fabricação.

A cerâmica é fabricada a partir de um processo conhecido como via seca que como o próprio nome diz consiste em um processo realizado com ausência de água, geralmente é utilizado apenas um tipo de argila para a fabricação da massa do piso, podendo variar de marca para marca. Realizado ensaios técnicos na peça da cerâmica, é constatado que para romper uma peça de cerâmica pode ser necessário uma força de até 80 kg. A cerâmica também tem a característica de uma taxa de absorção de água entre 6% e 10%.

O porcelanato, diferente da cerâmica, é fabricado a partir do processo via úmida, que consiste na mistura de sete matérias primas juntamente com a água, quanto no processo de queima atinge temperaturas muito superiores em relação a queima da cerâmica, que torna o porcelanato um piso mais impermeável e resistente a esforços mecânicos, sendo necessário uma força de até 150 kg para romper sua peça. O porcelanato tem uma taxa de absorção de água menor que 0.5%, tornando-o mais durável e resistente em comparação com a cerâmica. Mas vale lembrar que os dois dependem da utilização de boas argamassas e rejuntes, além da contratação de um profissional qualificado, para um bom assentamento e impermeabilização.

Como vimos, as diferenças entre porcelanato e cerâmica envolvem preço, manutenção e resistência, e mais um detalhe importante: o piso cerâmico tem como vantagem extra apresentar mais variedade no mercado, sendo encontrado com mais opções de cores e desenhos.

De qualquer maneira, a qualidade de ambos está associada à instalação. Por isso, não pense duas vezes antes de contratar um bom profissional para esse serviço. De nada adianta ter um piso de qualidade se ele for mal instalado. Pense nisso!